Extensão
Projetos de Extensão:
Coordenador: ESTÊVÃO JOSÉ DA SILVA BARBOSA
-Título:
- BOLETIM METEOROLÓGICO PARA SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ: PA: alertando sobre riscos climáticos
Resumo:
O boletim meteorológico para Santo Antônio do Tauá - PA é uma parceria da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento - FTG do Campus Ananindeua - CANAN da Universidade Federal do Pará - UFPA com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Tauá - PMSAT, esta por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade - SEMMAS. O caráter extensionista do projeto possui 3 (três) aspectos: 1. Difusão de conhecimentos teóricos e práticos para a sociedade, a partir das disciplinas do curso de Geoprocessamento como "Fundamentos de Climatologia", "Geoestatísticas" e "Planejamento Ambiental e Ordenamento Territorial por Geoprocessamento"; 2. Capacitação para gestores e servidores públicos; 3. Prestação de serviços. No primeiro aspecto, espera-se que os conhecimentos adquiridos na Universidade tenham aplicabilidade para a resolução de problemas cotidianos, especificamente o entendimento das noções de tempo e clima e suas características regionais e locais, em preparação da sociedade civil para as mudanças climáticas em curso, as quais afetam, cada vez mais, o dia a dia das pessoas e dos produtores. No segundo aspecto, coloca-se a capacitação dos servidores da SEMMAS-PMSAT para pesquisa e sistematização de dados climáticos e meteorológicos existentes em fontes on line (sites), seja em planilhas e bancos de dados, seja como bases vetoriais e matriciais para mapeamento. No terceiro aspecto, está a elaboração do boletim meteorológico em si, de periodicidade semanal, para informar sobre as condições do tempo e alertar para riscos e condições extremas. O público-alvo são os gestores públicos, servidores da SEMMAS e a sociedade civil, especialmente lideranças comunitárias, que pelo seu papel de influência e mobilização serão agentes de difusão do boletim meteorológico.
Coordenador: MARCELO AUGUSTO MACHADO DE VASCONCELOS
-Título:
- Práticas Ambientais e Geo-Agroecologica por meio do Ensino-Pesquisa e Extensão na Comunidade Ribeirinha Nossa Senhora dos Navegantes e no Território Quilombola Abacatal, Ananindeua /PA (abr. 2024 a abr. 2026)
Resumo:
O PROJETO visa por meio da Pesquisa-Ação capacitar Ribeirinhos, Extrativistas, Quilombolas e demais públicos participantes, através do Acompanhamento e Assessoria técnica-pedagógica, centrada nas multidimensões da sustentabilidade - econômica, social, ambiental, cultural e política locais da AMAZÔNIA METROPOLITANA e ao mesmo tempo assessorar e acompanhar os atores locais na mobilização e na organização social na tomada colaborativa de decisão dos recursos naturais e produtivos, além de proporcionar a construção de espaço e mecanismos participativos e multiplicador para o manejo sustentável dos recursos naturais e ponto de planejar, elaborar, avaliar e executar Geotecnologias e Práticas GeoAgroecologia e Ambientais adequadas às necessidades dos atores locais atendendo a cadeia de comercialização da BIOECONOMIA COMUNITÁRIA.
-Título:
- Pesquisa-ação com uso de Geotecnologias para a Bioeconomia: Um estudo de geração de variáveis socioambientais de uso da terra e manejo dos recursos naturais na Amazônia Paraense (jun. 2023 a jun. 2025)
Resumo:
O Campus Universitário de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará (UFPA) tem como meta nos seus trabalhos voltados para o ensino, pesquisa, extensão, transferências tecnológicas o intuito de colaborar e subsidiar as políticas públicas de integração regional, através da execução de projetos de desenvolvimento rural e produção sustentável de base Agroecológica que valorizem as potencialidades amazônicas e facilitem o acesso dos atores sociais rurais ao conhecimento, à tecnologia e aos programas governamentais. Para isso, vem apoiar o projeto PESQUISA-AÇÃO COM USO DE GEOTECNOLOGIAS: Um estudo de geração de variáveis socioambiental para subsidiar e propor futuras políticas públicas de uso da terra e manejo dos recursos naturais na Região Metropolitana de Belém (RMB) e Nordeste Paraense (NE/PA), a qual se propõe atuar junto ao público alvo do referido projeto, localizados na região das ilhas, áreas de assentamentos, territórios quilombolas e comunidades rurais familiares com ênfase a ações de capacitação, elaboração de material técnico-científico e comunicação a ser gerado pelas atividades de zoneamento ecológico da região conforme a aptidão e prospecção de uso da terra por meio dos mapas dos Planos de Uso (PUs) e Acordos Comunitários (ACs) para construção participativa do manejo integrado dos recursos naturais em 40 Unidades Familiares Demonstrativas (UFDs), priorizando assim o emprego de sistemas de produção que incorporem a concepção de produzir com práticas de bases agroecológicas que promovam a manutenção das Áreas de Preservação Permanente (APP) e recuperação de Área de Reserva Legal (ARL) em nível Regional e que sirva de base para demais regiões do Estado do Pará Estas ações têm como objeto a elaboração de mapas temáticos (vegetação, hidrografia, relevo, produção, etc); implementar UFDs com práticas de base Agroecológica e de educação ambiental (como os Sistemas Agroflorestais - SAFs, as hortas orgânicas, o preparo de área sem uso do fogo, a piscicultura ecológica, o enriquecimento de florestas secundárias, as criações ecológicas, dentre outras) para estimular a produção Orgânica regional, além de promover diversos eventos como seminários institucionais, campanhas de conscientização agroambientais, intercâmbios diversos e dias de campo. Por fim, pretende-se apoiar a publicação de produções científicas geradas, principalmente, nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes de graduação, assim como, das monografias de especializações e mestrado acadêmico e profissional no âmbito das linhas de ação do presente projeto.
-Título:
- Criação do aplicativo "Geo@Amazônico" (Analise Regressiva SocioGeoespacial e Mapeamento de Rotas GeoAmbientais na Amazônia Paraense) (out. 2024 a out. 2026)
Resumo:
A ideia e criar um aplicativo que permita a classificação com base na atribuição dos escores em cada uma das variáveis, utiliza-se neste Aplicativo "Geo@Amazonico" o cálculos para mensurar o índice de progresso ou declínio de cada dimensão com o objetivo de fazer a análise regressiva. Para ocálculo do índice da dimensão"Geo@Amazonico" , onde será realizado o processo de somatório dos escores conferidos a cada um dos atributos de cada dimensão analisada, dividindo-se pela soma total de possíveis escores 05 (muito alto), podendo ser representada pela seguinte fórmula: I = (e1 + e2 + e3 + e4 + ... + en) * 1 / (a * 5)Onde:I = Índice da dimensão "Geo@Amazonico" analisada para um determinado período de tempo;e = Escore definido para o atributo analisado;a = Quantidade de atributos definidos para a dimensão "Geo@Amazônico".Dessa forma, os índices obtidos podem ir de zero a um (0 1), sendo que quanto mais próximo de um (1) for o índice, melhor será a avaliação da dimensão "Geo@Amazônico" e quanto mais próximo de zero (0), pior será a avaliação.Os índices obtidos para os períodos a serem avaliados, vão fornecer resultados quantitativos que puderão demonstrar se a área, objeto do estudo, apresenta desenvolvimento ou declínio para a dimensão avaliada em função do tempo.
-Título:
- Educação Ambiental e GeoAgroecologica por meio do Ensino e Extensão no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (REVIS) na Região Metropolitana de Belém (RMB) (out. 2024 a out. 2026)
Resumo:
A perca desses recursos naturais através de manejos inadequados, principalmente pela prática da queimada tem elevado o nível das emissões de Gás Carbônico (CO2) nas Regiões do Estado do Pará, chegando ao triste percentual de até 70% como mostras às diversas pesquisas, contribuindo para aquecimentos global. Essas situações descritas e a agravada pelo pouco apoio dos serviços oferecidos aos espaços ambientais da RMB (REVIS, Quilombolas, Ribeirinhos, e outros), o que tem ocasionado a insuficiência e as fraquezas nas formas e métodos de acompanhamento e assessoria de extensão, ensino e pesquisa em Educação Ambiental, aumentado, assim a probabilidade de ocupação desses espacços e conflitos fundiários, pela disputa de recursos naturais, em especial a terra, como mecanismo de bases produtivas e viáveis para produção de alimentos e por empoderamento indevidos de territórios. Diante deste quadro, a UFPA por meio da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento (FTG) estão convictas de que a relevância social, econômica e ambiental deve consubstanciarem estudos científicos por meio Pesquisa-Ação para colocar em prática as ações técnicas-cientificas e estimular o engajamento do público do PROJETO para dar priorização às temáticas afinadas com as necessidades da REVIS, e ao mesmo tempo, estas ações especificamente devem provocar todo esforço e movimento na direção da Educação Ambiental e GeoAgroecologia do interior dos espaço da reserva e em especial aos aspectos biofísicos e suas interações.